Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Mapa Índice TOPODATA

Mapa índice TOPODATA

Como fazer o download de dados SRTM de maneira fácil? Existem diversas formas de baixar Modelos de Elevação (MDE) SRTM, mas sem dúvida a mais prática delas é através do Mapa Índice TOPODATA.

COMO BAIXAR DADOS SRTM – TOPODATA

Trata-se de uma aplicação online na forma de mapa interativo. Ela foi construída por Eduardo Kanegae, bastante conhecido por suas contribuições para a comunidade no campo das Geotecnologias.

Mapa Índice TOPODATA

Nesta ferramenta webmapping o objetivo é facilitar o download de dados SRTM (NASA, 2000) do projeto TOPODATA (INPE, 2008) aos usuários de SIG, e estimular a aplicação destas informações em diversas áreas como florestal, agricultura e meio ambiente.

As tecnologias utilizadas no desenvolvimento do WebGIS foram: As bibliotecas GDAL/OGR, OpenLayers, OpenStreetMap, API Google Maps e o MapServer. Para acessar a aplicação, acesse:

Conforme explicado no site oficial da ferramenta, o modo de operação do mapa índice é bem simples (veja o vídeo que preparamos, abaixo ou em nosso Canal no Youtube):

https://www.youtube.com/watch?v=TfyT0jeKOEY

Navegue e aproxime o zoom até a região de interesse e em seguida clique na quadricula desejada. Uma nova janela será aberta e através desta o usuário poderá efetuar o download dos produtos derivados da missão SRTM disponibilizados pelo projeto TOPODATA do INPE – tais como mapas de altitude e declividade.


Parabéns a toda equipe que participou no desenvolvimento desta ferramenta elaborada com tecnologia de código aberto e que será tão útil para toda a comunidade!

Confiram também as seguintes dicas relacionadas:

O que acham de deixar seus comentários sobre o tema desta postagens? Você trabalha com dados SRTM?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades