Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Artigo: Integração do software i3Geo com o gvSIG

Nas publicações da III Jornada Latinoamericana e do Caribe do gvSIG podemos encontrar um interessante artigo, escrito por Edmar Moretti, sobre o uso do software i3Geo integrado ao programa gvSIG. O i3Geo é um aplicativo para a criação de mapas interativos para internet que baseia principalmente no Mapserver. Qual o objetivo da integração do i3Geo com o gvSIG?

Conforme explicado no resumo do artigo, a integração do i3Geo com o gvSIG objetiva facilitar a administração de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e oferecer um ambiente integrado aos usuários finais.

Curso Online de Linux

Para isso foram implementadas duas formas de integração: um plugin para o gvSIG e uma classe em PHP para o i3Geo. Em conjunto, o i3Geo e o gvSIG oferecem uma solução bastante completa para o processamento e disponibilização e dados geográficos.

INTEGRAÇÃO ENTRE GVSIG E I3GEO

USO DE PLUGIN

De acordo com o artigo, se uma camada no i3Geo é montada com base em uma conexão com um banco de dados PostGIS, no gvSIG essa camada fará a mesma conexão. No entanto, o usuário pode optar por acessar os dados por meio de um Web Service no padrão WMS, fazendo uso do gerador de serviços OGC disponível no i3GEO.

[caption id="attachment_29737" align="aligncenter" width="429"]Plugin do i3Geo para o gvSIG Plugin do i3Geo para o gvSIG[/caption]

GVSIG2MAPFILE

Para o i3Geo foi desenvolvida uma classe em PHP que faz a tradução do arquivo de projeto, de extensão GVP para um arquivo mapfile que pode então ser lido pelo i3Geo. Na prática o usuário pode construir um projeto gvSIG e publicar um mapa na web com base no i3Geo.

[caption id="attachment_29740" align="aligncenter" width="619"]Exemplo de camada existente em um projeto gvSIG Exemplo de camada existente em um projeto gvSIG[/caption] [caption id="attachment_29742" align="aligncenter" width="634"]Exemplo de publicação no i3Geo Exemplo de publicação no i3Geo[/caption]

Com certeza você deseja ler na íntegra este interessante artigo de oito páginas, preparado pelo pai do i3Geo. Faça o download no link abaixo:

Moretti comenta em suas conclusões que as opções existentes de integração entre o i3Geo eu o gvSIG possibilitam que se aproveite características desses dois softwares de forma que um complemente o outro.

Os usuários finais e os administradores de IDEs são os maiores beneficiados com isso, uma vez que a publicação de mapas fica facilitada e o acesso aos dados corporativos se dá de uma forma mais organizada e padronizada.

Leia nos links abaixo mais matérias sobre i3Geo e gvSIG:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades