Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como criar Hiperlink no Quantum GIS

Criar Hiperlink no QGIS

Criar Hiperlink no QGIS

Este tutorial faz parte de uma série sobre as funcionalidades do QGIS. Desta vez vamos aprender como criar um hyperlink ou hotlink neste programa. Criar um hiperlink significa relacionar um dado gráfico vetorial com um arquivo de imagem. Vamos criar o relacionamento entre um shapefile que representa quadras, com um arquivo de imagem, uma fotografia de uma casa.

Caso você queira saber como realizar a criação e configuração do hiperlink em outros softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG), leia os tutoriais abaixo:

CRIAÇÃO DE NOVO CAMPO

Primeiramente, coloque o layer em modo de edição.

Entrar em Modo de Edição

Agora nosso dado está pronto para ser editado para configuração do hotlink. Crie e alimente um novo campo na tabela de atributos. Para isso escolha a opção “Abrir Tabela de Atributos”.

Abrir Tabela de Atributos

Use o ícone “Criar o novo campo“. Configure a criação dessa nova coluna como na imagem abaixo. O nome da coluna pode ser qualquer um de sua escolha. Já o campo comentário é opcional.

Curso Online de AutoCAD

Esteja atento quanto a escolha do tipo correto de dado, neste caso string. O limite da largura é 255 caracteres. Em seguida, clique em “Ok”.

Nova Coluna

CONFIGURAÇÃO DO HIPERLINK

Preencha este campo com o caminho até o arquivo da imagem. Tenha certeza de que está colocando o dado correto para a feição desejada.

Inserção dos Dados

Para consultar o resultado desta operação, use a Ferramenta de eventos ID e eVis, através do menu:

  • ComplementoseVisFerramenta de evento ID eVis
Acesse este Menu

Em seguida, clique sobre a entidade que possui o atributo a ser consultado, no caso, o lote que está associado com a imagem que queremos visualizar.

Hiperlink no Quantum Gis 1.6.0

DOWNLOAD DO TUTORIAL

Este tutorial está disponível para download gratuito, no formato PDF. Para baixar o arquivo, clique no link abaixo.

É também possível criar o hyperlink de forma que seja abertos ou executados arquivos por outros aplicativos. A explicação deste procedimento ficará para um tutorial futuro. Caso você tenha alguma dúvida, elogio, crítica ou sugestão, deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades