Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Uso do gvSIG para Planejamento de Condomínios de Agroenergia

Uso do gvSIG para Planejamento de Condomínios de Agroenergia

No artigo que vamos destacar aqui o gvSIG foi utilizado como software de Geoprocessamento para projetos de planejamento de condomínios de agroenergia a partir de biogás de biomassa residual. A metodologia aplicada pode ser replicada em outros nichos.

GVSIG E SENSORIAMENTO REMOTO

O trabalho em questão discute como o cadastro técnico multifinalitário e sensoriamento remoto foram usados para o planejamento, gerenciamento, monitoramento e controle dos resultados obtidos em dois projetos.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasNa geração dos mapas temáticos foram empregados o gvSIG, Google Earth, um Modelo Digital de Elevação (MDE) SRTM e imagens de satélite e dados de hidrografia e rede viária.

Artigo: Uso do gvSIG para Planejamento de Condomínios de Agroenergia

Para estimar a produção de dejetos e biogás nas propriedades foi utilizado como base de cálculo as metodologias específicas do Painel de Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, com ajustes nos parâmetros para adequá-los ao nível tecnológico de produção do sul do Brasil.

É interessante destacar que os autores destacam que o uso do gvSIG aumenta a qualidade da gestão territorial pois democratiza o acesso aos softwares de manipulação de dados geográficos.

DOWNLOAD DE ARTIGO SOBRE USO DO GVSIG

O artigo tem o título A utilização do sensoriamento remoto para o planejamento de condomínios de agroenergia a partir de biogás de biomassa residual foi publicado nos Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (2011).

Para fazer o download do artigo para ler na íntegra, acesse o link abaixo:




Aproveitamos para parabenizar aos autores da publicação Janaina Camile Pasqual, Leidiane Mariani, Cícero Bley Júnior, Paola May Rebollar e Rafael Hernando de Aguiar Gonzalez pelo trabalho.

Leia as seguintes dicas relacionadas:

Aguardamos agora os seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades