Search

+
Gerando Mapas Temáticos com o gvSIG

A geração de mapas temáticos é uma atividade plenamente comum na grande maioria dos projetos de Geoprocessamento. É interessante considerarmos como realizar este procedimento utilizando um software livre de SIG, neste caso o gvSIG. Em um tutorial anterior sobre este programa mostrou-se como visualizar um arquivo vetorial. Agora, veremos como gerar um mapa temático básico.

Usaremos em nosso exemplo um shapefile que representa a divisão municipal do estado da Paraíba, Brasil. Clique aqui para fazer o download do dado geográfico.

COMO FAZER UM MAPA TEMÁTICO

Antes de mais nada, é necessário entender que para gerarmos um mapa temático utilizando-se de um software de SIG, é necessário que na tabela de atributos do arquivo vetorial exista um campo (coluna) que trate do aspecto a ser representado.

Neste modelo, o tema de nosso mapa será relacionado ao índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) nos 223 municípios do estado da Paraíba no ano 2000. Na tabela de atributos, o campo relacionado com este tema é IDHM_2000.

Se você seguir de perto os passos mostrados no tutorial, seu resultado provavelmente será semelhante ao mostrado na imagem abaixo.

Mapa Temático

Para baixar o tutorial completo sobre geração de mapas temáticos com o gvSIG, no formato PDF, acesse:

  • [download id=”46″]

Outras matérias informativas e tutoriais sobre o gvSIG que poderão ser úteis para você:

O que acham de deixar seus comentários?

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

]]>

Posted in: gvSIG, Portal ClickGeo, Tutoriais

Comments (2 Responses )

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lista de Tutoriais do SIG Kosmo na Blogosfera - 20/07/2011

    […] Tutoriais do Portal ClickGeo […]

  2. Gerando Mapas Temáticos com o gvSIG | Geoprocessamento | Scoop.it - 08/02/2012

    […] background-position: 50% 0px; background-color:#222222; background-repeat : no-repeat; } andersonmedeiros.wordpress.com (via @nvlpaulo) – Today, 11:33 […]

Deixe uma resposta