Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Google Earth Aplicado a Pesquisa e Ensino da Geomorfologia

Google Earth GeomorfologiaO conjunto de ferramentas disponibilizadas atualmente pelo Google Earth oferece recursos para mapeamento, importação e exportação de dados geográficos, bem como visualização detalhada em 3D de praticamente toda a superfície emersa do planeta através de imagens orbitais de alta resolução. Aqui indicarei um artigo que aborda seu uso do ensino da Geomorfologia.

OS OBJETIVOS DESTE ARTIGO SOBRE GOOGLE EARTH

Google Earth Aplicado a Pesquisa e Ensino da GeomorfologiaRecomendamos o estudo do artigo Google Earth Aplicado a Pesquisa e Ensino da Geomorfologia. A publicação tem por objetivo apresentar o contexto histórico de criação do software, suas ferramentas de análise, observação, seu potencial de utilização neste contexto.

O artigo contribui para reflexões sobre a utilização de novas mídias na Geomorfologia e foi publicado na Revista de Ensino de Geografia.

Dicas de leitura adicional:

GOOGLE EARTH PARA ESTUDO DA GEOMORFOLOGIA

O autor, Raphael Nunes de Souza Lima, mestre em Geografia com ênfase em Gestão e Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, destaca quais seriam os principais recursos do globo virtual da Google para ensino e pesquisa da Geomorfologia:

Google Earth Aplicado a Pesquisa e Ensino da Geomorfologia

  • Imagens Históricas
  • Visualização 3D
  • Mapeamentos
  • Importação e exportação de dados para SIG
  • Perfis de elevação

DOWNLOAD DO ARTIGO

Para fazer o download da publicação completa, acesse o link abaixo:

 É muito bom ver que a popularização do Google Earth extrapolou seus objetivos iniciais de posicionamento de informações geográficas e identificação de rotas. Atualmente já é uma realidade a utilização dos recursos disponíveis no programa para fins comerciais, de pesquisa e ensino.

Nos links abaixo você encontra mais material sobre Google Earth:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades