Há algum tempo publicamos uma matéria onde foram apresentados alguns conceitos introdutórios sobre os chamados mapas de Kernel. Naquela ocasião explicamos sobre eles são, quais suas vantagens para análise espacial e como funciona o algoritmo para sua geração. Diversos leitores pediram um tutorial prático sobre este procedimento. Agora veremos como fazer este tipo de mapas no ambiente do software QGIS.
INTRODUÇÃO AOS MAPAS DE KERNEL
Antes de realizar os processos ensinados neste tutorial é bastante interessante que você leia a matéria onde os aspectos conceituais deste tipo de mapeamento foram apresentados. Ela está disponível no link abaixo.
No exemplo que iremos apresentar neste tutorial vamos usar como base uma camada vetorial contendo a hipotética localização de 12.000 (doze mil) casos de ocorrências criminais no estado do Maranhão.
Vamos então à prática em ambiente SIG.
TRABALHANDO COM MAPAS DE KERNEL NO QGIS
Caso você queira utilizar os mesmos dados que iremos usar aqui, faça o download clicando aqui [360 KB].
Detalhe: Dessa vez não vou ser tão “bonzinho” com vocês (risos!), pois vou apenas entregar já pronto o shapefile com a divisão municipal do Maranhão. O outro arquivo que está compactado junto é um CSV com as coordenadas dos pontos. Vocês terão que gerar a camada pontual, seguindo o material indicado no link abaixo, ou com base em seus conhecimentos prévios.
Para começar, instale no QGIS o complemento Mapa de Calor.
Acesse o menu Raster > Mapa de Calor > Mapa de Calor.
Na janela que será aberta, indique qual a camada, que precisa ser pontual, a ser utilizada para geração do mapa matricial. Neste exemplo, nosso layer de entrada é Crimes_MA.
Escolha onde será gravada a nova camada. Aqui demos o nome de “MapadeKernel“, mas isso fica à critério do operador. As demais opções deixamos com os parâmetros da configuração padrão.
O raster gerado pode ser visualizado na imagem a seguir.
Logicamente, com esta visualização imediata não conseguimos extrair informações relevantes. Portanto, vamos acessar as propriedades deste dado matricial e alterar, inicialmente, o nível de transparência global (veja a imagem abaixo).
Depois, nas opções de estilo, escolha como tipo de renderização “Banda simples falsa cor” e em gerar novo mapa de cores, escolha a rampa Spectral, clique em classificar e depois em OK.
O resultado, aplicando-se as configurações mostrada na figura anterior, está ilustrado na imagem abaixo:
Aplicando certo nível de zoom em uma das regiões do mapa é fácil de notar a aplicabilidade deste tipo de mapa.
Pronto! Geramos um mapa de Kernel. O que acharam deste tutorial? Aguardarei seus comentários.
Pretendo publicar uma sequência deste material onde iremos trabalhar com a calculadora raster do QGIS sobre um mapa de kernel, afim de obter mais informações e dados geográficos.
OBS: Este tutorial foi elaborado tendo por base no post Creating Heatmaps, do blog QGIS Tutorials, de autoria de Ujaval Gandhi.
Sobre o QGIS, leia o conteúdo dos seguintes links:
- Curso Online de QGIS (Básico)
- Curso Online de QGIS (Avançado)
- Como gerar Curvas de Nível com QGIS usando SRTM
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.