Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Técnicas de Geoprocessamento na Avaliação de Impactos Ambientais

Você entende o potencial de aplicação das Geotecnologias para análise de impactos ambientais? O artigo que iremos recomendar aqui aborda este tema destacando o uso de algumas das técnicas de Geoprocessamento.

IMPACTOS AMBIENTAIS E GEOTECNOLOGIAS

O artigo Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento na Avaliação de Impactos Ambientais apresenta alguns exemplos da utilização de operações das Geotecnologias na avaliação de impacto ambiental em uma indústria química, visando a obtenção de licenciamento junto ao órgão ambiental.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO trabalho apresenta como o Geoprocessamento está sendo aplicado em todas as fases de avaliação, desde o estudo preliminar de investigação, análise confirmatória, e, inclusive, na fase de monitoramento/remediação.

Aplicação de Técnicas de Geoprocessamento na Avaliação de Impactos Ambientais

O emprego das Geotecnologias tem se mostrado eficiente e eficaz, auxiliando por meio do uso de técnicas matemáticas e computacionais na avaliação da situação ambiental, por meio da integração de diferentes dados que possibilitam traçar o diagnóstica da situação e gerar prognósticos.

A publicação menciona que o Spring foi utilizado no processo de vetorização, bem como para Modelagem Numérica do Terreno (MNT). O ArcGIS também foi utilizado nesta etapa do processo.

DOWNLOAD – AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

O artigo em questão foi publicado em 2007 e está disponível para download do site do Centro de Tecnologia Mineração (CETEM). Para acessar a página onde o artigo pode ser baixado, clique no link abaixo:

A autora do artigo é Luzia Alice Ferreira de Moraes, orientada pelo Engenheiro Químico Ronaldo Santos.

Dica complementares relacionadas sobre Geoprocessamento e suas aplicações no meio ambiente:

Em breve iremos divulgar um outro excelente material com foco no uso de programas open source de Geoprocessamento para este nicho de aplicação.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades