Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Geotecnologias e Desastres Naturais: Conceitos Básicos

Geo e Desastres“Nas últimas décadas temos presenciado um aumento considerável não só na frequência e intensidade, mas também dos danos e prejuízos causados pelos desastres naturais“. Com essas palavras é feita a introdução de uma relevante publicação brasileira sobre os aspectos fundamentais do Geoprocessamento aplicadas ao estudo das catástrofes naturais. Veja mais detalhes.

Antes de ver maiores detalhes sobre a publicação que iremos destacar aqui, recomendo que leia as seguintes matérias relacionadas com este tema:

Abaixo você encontrará detalhes de um material elaborado por Emerson Vieira Marcelino, em 2008.

DESASTRES NATURAIS E GEOINFORMAÇÃO

As Geotecnologias apresentam uma série de vantagens na geração e produção de dados e informações para estudo de fenômenos geográficos, como é o caso dos desastres naturais.

 Desastres Naturais e Geotecnologias – Conceitos Básicos

Empregando ferramentas como essas pode-se produzir informações em tempo hábil, com custo baixo, combinando informações de dados espaciais de diferentes fontes afim de realizar análises das interações existentes entre as variáveis, elaborar modelos preventivos e servir de suporte à tomada de decisões.

A imagem abaixo, que foi extraída da publicação sobre a qual estamos comentando, ilustra alguns dos parâmetros que envolvem uma análise de risco.

Geotecnologias e Desastres Naturais: Conceitos Básicos

O material digital intitulado Desastres Naturais e Geotecnologias – Conceitos Básicos, apresenta os seguintes conteúdos em seu sumário: O que são desastres naturais?, retrospecto no Brasil e no Mundo, catástrofes naturais e mudanças climáticas, e uso das Geotecnologias na prevenção de desastres.

DOWNLOAD: GEOPROCESSAMENTO E DESASTRES NATURAIS

Para fazer o download do material completo, no formato PDF, clique no link a seguir:

Em breve iremos publicar mais dicas de leitura sobre a relação entre as diversas tecnologias do Geoprocessamento e o “combate” aos desastres naturais. Você trabalha com Geoinformação neste nicho? Comente sobre suas experiências.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades