Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

ArcGIS – Introdução ao Geostatistical Analyst

ArcGIS – Introdução ao Geostatistical AnalystA extensão Geostatistical Analyst, do ArcGIS, oferece um amplo leque de ferramentas para a exploração de dados geográficos. Estrutura uma potente ponte entre a geoestatística e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), permitindo modelar fenômenos geoespaciais, avaliar riscos e prever com grande precisão os valores dentro das áreas de estudo. Com esta extensão é possível analisar todos os dados da amostra, avaliar as incertezas, produzir visões únicas e criar superfícies interpoladas, para fomentar melhores tomadas de decisão.

PARA QUE SERVE A GEOSTATISTICAL ANALYST

Conforme explicado no próprio site da Esri, empresa proprietária do ArcGIS, com a Geostatistical Analyst podemos “criar superfícies a partir de medições de dados obtidos através de amostragem, dado que o levantamento total dos dados seria dispendioso ou mesmo impossível”.

Geostatistical Analyst

Em resumo, com esta extensão, você pode:

  • Visualizar, modelar e prever as relações espaciais;
  • Hiperligações dinâmicas de dados, gráficos e mapas;
  • Realizar interpolações geoestatísticas e determinísticas;
  • Avaliar modelos e previsões probabilísticas para quantificar os riscos.

DOWNLOAD DE MATERIAL SOBRE A GEOSTATISTICAL ANALYST

O Engenharia de Agrimensura José Ricardo Pitanga Negrão disponibilizou um material em português, bastante didático, de introdução ao Geostatistical Analyst. O arquivo PDF é uma adaptação do material original elaborado pela Esri, detentora dos direitos autorais.

Se você estiver enferrujado em estatísticas, o passeio através deste curso elaborado pode ser um pouco instável no início. Ao final de seus estudos através do conteúdo exposto, você estará mais confortável para criar superfícies geoestatísticas com diferentes métodos de Análise de Geoestatística:Geostatistical Analyst

  1. Inverso da distância ponderada;
  2. Polinomial Global;
  3. Local Polinomial;
  4. Funções de Base Radial e
  5. Krigagem.

Você será capaz de fazer escolhas abalizadas sobre as configurações dentro de cada método, e será capaz de avaliar e comparar os resultados finais.

Faça o download do arquivo, com 3,1 MB e 152 páginas (slides) a partir do link abaixo.

Queremos agradecer ao Ricardo Negrão por disponibilizar este rico conteúdo sobre o ArcGIS 9.x para nós. Nos links a seguir você pode ler outras produções do mesmo autor:

Ficamos aguardando seus comentários sobre esta dica de download gratuito.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades