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Geomarketing: Exemplo com Uso do Software gvSIG

Geomarketing: Exemplo com Uso do Software gvSIG

Geomarketing gvSIGVocê tem interesse em aprender mais sobre as aplicações do Geomarketing? Sabia que é possível desenvolver projetos neste nicho utilizando os recursos disponíveis em softwares livres e gratuitos para Sistemas de Informações Geográficas (SIG)? Iremos recomendar aqui a leitura de um significativo e recente artigo que aborda um exemplo onde foi empregado o programa open source gvSIG.

O PODER DO GEOMARKETING

O que é Geomarketing? Também chamado de Marketing Geográfico, é uma abordagem ao que permite permite a análise das variáveis relevantes para o marketing através da visualização desses dados de forma espacializada. A seleção de um ponto comercial é fundamental para o sucesso de um empreendimento, a escolha da localização correta e o conhecimento do perfil dos clientes colaboram para garantir a sustentabilidade do pequeno negócio.Geomarketing: Exemplo com Uso do Software gvSIG

No artigo “O uso do gvSIG na Identificação de locais estratégicos para instalação de uma loja de confecções“, o SIG foi utilizado no apoio à tomada de decisão da localização de uma região ideal para a abertura de novo empreendimento.

As análises espaciais foram realizadas através da seleção e cruzamento de dados de renda e demografia. O processo resultou em diminuir de 160 bairros para 3 localidades mais aptas, aumentando as possibilidades de êxito da loja.

USO DO GVSIG NO GEOMARKETING

O gvSIG foi utilizado na elaboração da análise do sistema de apoio à decisão, para a identificação das chamadas regiões ideais, obedecendo inicialmente as seguintes diretrizes comerciais:

  • Localizar-se em regiões densamente povoadas;
  • Atender a consumidores com renda média salarial de 1 e 3 salários mínimos;
  • Localizar-se a no máximo 500 metros de escolas, praças e bancos;
  • Localizar-se em via pavimentada com passeio e iluminação pública, e de grande circulação de carros e ônibus.

Foi elaborado mapa de renda média a fim de selecionar consumidores de 1 a 3 salários mínimos e um mapa de densidade demográfica para selecionar os bairros mais populosos do município.

A base vetorial dos bairros da cidade no formato shapefile e os dados do Censo Demográfico foram inseridos no gvSIG. Depois se passou a realizar a geração do mapa de densidade populacional por bairro. O mapa mostra a divisão do município em 5 classes de demografia que variaram entre 73 e 47.062 habitantes por km². Isso possibilitou restringir de 160 para 8 bairros denominados “regiões alvo”.

Abaixo é possível verificar um preview destes dois mapas iniciais.

gvSIG: Mapa 01 - Renda

gvSIG: Mapa 02 – Demografia

A análise preliminar foi elaborada em escala macro através do cruzamento de dados de renda vs. demografia, possibilitando restringir a busca da área geográfica ideal de 160 para apenas 3 bairros.

gvSIG: Bairros da "Região ideal"

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE GVSIG NO GEOMARKETING

Para ler o conteúdo completo do artigo utilize o link abaixo. Obtenha agora mesmo este artigo publicado por Dionísio Costa Cruz Junior, Ismael Fiuza Ramos e Luiz Antonio de Almeida Melo durante a 5as Jornadas da América Latina e do Caribe de usuários de gvSIG.

Como mencionado na conclusão do artigo, o uso do SIG por meio do gvSIG no estudo pôde ser considerado muito satisfatório, pois agilizou o apoio à decisão da região mais apta para a instalação do pequeno empreendimento. Nos links a seguir você poderá ler mais matérias relacionadas com análise espacial e gvSIG.

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