Share on facebook
Facebook 0
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn 0

Apostila sobre MNT e suas Aplicações

Apostila sobre MNT e suas Aplicações

Apostila sobre MNT e suas Aplicações

Os Modelos Numéricos do Terreno (MNT) são amplamente utilizados em análises no ambiente dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Iremos indicar o download  de um material completo do INPE sobre conceitos e aplicações deste tipo de dados geográficos.

MATERIAL SOBRE CONCEITOS EM MNT

O processo de modelagem digital de terreno pode ser dividido em três etapas: aquisição das amostras ou amostragem, geração do modelo propriamente dito ou modelagem e, finalmente, utilização do modelo ou aplicações.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasTodos os passos mencionados acima são descritos detalhadamente na apostila elaborada por pesquisadores do INPE. O material tem o título: Modelagem Numérica de Terreno e Aplicações. O arquivo tem um total de 142 páginas recheadas de muito conteúdo de qualidade.

Apostila sobre Modelagem Numérica do Terreno e suas Aplicações

O primeiro capítulo apresenta uma introdução a modelagem digital de terrenos (MDT), apresentando conceitos importantes e sua relação com SIG. Há informações neste item sobre como realizar os procedimentos no programa Spring.

Outro capítulos apresentam sobre modelos de grade regular retangular e irregular triangular. O último capítulo aborda as análises sobre os MDT.

DOWNLOAD DE APOSTILA SOBRE MDT

Este material é uma excelente fonte de conhecimento sobre os diferentes produtos que podem ser obtidos a partir do MDT, incluindo mapa de declividade, imagem sombreada, imagem em 3D, fatiamento, etc. Para baixar o arquivo, clique no link a seguir:

Aproveitamos para parabenizar os autores deste rico material: Laércio Massaru Namikawa, Carlos Alberto Felgueiras, José Claudio Mura, Sérgio Rosim e Eymar Silva Sampaio Lopes.

Deixamos abaixo algumas dicas de leitura que vão ampliar seu entendimento sobre as Geotecnologias:

Deixe seu comentário do que você achou sobre esta publicação. Você já a conhecia?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades