Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

ArcGIS aplicado ao Ambiente Urbano e Transporte

ArcGIS aplicado ao Ambiente Urbano e Transporte

A dica de download de hoje é voltada para quem deseja aprender sobre práticas de Geoprocessamento, mais especificamente SIG voltadas para o nicho de transportes e urbanismo. A apostila que vamos recomendar aqui apresenta o uso do ArcGIS neste contexto.

APOSTILA ENSINA USO DO ARCGIS

O material que vamos divulgar aqui foi feito para a disciplina de ambientes urbanos e transporte do departamento de engenharia civil da Universidade do Porto.

Esta apostila consiste em um tutorial sequencial sobre o uso do ArcGIS aplicado aos temas abordados na disciplina. Logicamente, a metodologia empregada nos exercícios podem ser reproduzidas em outros programas para Sistemas de Informações Geográficas.

Apostila Gratuita de SIG com ArcGIS no Ambiente Urbano e Transportes

O guia está organizado em oito pequenas aulas, que abordam desde tarefas básicas no ArcMap, passando por aplicação de ArcScripts até as análises desenvolvidas para este tipo de aplicação.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasAlguns dos itens apresentados são: Representação espacial de gráficos de barras, estimativa de distância percorrida a partir de cada centro de distribuição, impacto sobre a rede viária, associação de tabelas, operações espaciais, entre outros.

DOWNLOAD DO MATERIAL E DADOS DE EXEMPLO

No total você poderá baixar seis arquivos, sendo eles a capa e o sumário, as aulas organizadas em duas por PDF e os dados que podem ser utilizados para replicar os procedimentos explicados no material.

Para obter sua cópia destes materiais, acesse cada um dos links abaixo:

Embora a versão utilizada no material foi o ArcGIS 9.1, certamente ele poderá ser muito útil para quem deseja aprender conceitos que podem ser usados em outras versões mais recentes ou mesmo em outros softwares.

Leia também as seguintes dicas extras de ArcGIS, com artigos, dicas e tutoriais:

Aguardamos agora os seus comentários sobre esta nova indicação de leitura sobre Geotecnologias.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades