Share on facebook
Facebook 0
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn 0

Dissolver Geometrias no QGIS – Parte 1

Dissolver Geometrias no QGISNo presente tutorial vamos aprender um dos métodos disponíveis no QGIS para execução do processo de dissolução de geometrias. A ideia é agregar diversos polígonos em uma só feição, tendo por base o valor em comum para determinado atributo da tabela associada. Existe mais de uma forma de se realizar esta atividade. Neste primeiro tutorial sobre o tema, vamos aprender como fazer isso usando as ferramentas no menu Vetor.

FERRAMENTA DISSOLVER NO QGIS

Este tutorial também está disponível em vídeo em nosso Canal no Youtube. Aproveito para convidar vocês para se inscreverem em nosso canal para não perder nenhum vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=pd6kVSEDvio

Para este exemplo vamos utilizar um shapefile com a divisão municipal do Estado do Maranhão, conforme representando na imagem abaixo. Você pode baixar a cópia do arquivo clicando aqui.

Shapefile: Divisão Municipal do Maranhão

Na imagem abaixo podemos observar parte da tabelas de atributos de nosso dado geográfico. Fique atento ao campo NOMEMESO. Essa será a coluna usada como base para operação dissolve.

Tabela de Atributos: Maranhão

Acesse o menu Vetor → GeoprocessarDissolver.

Vetor > Geoprocessar > Dissolver

Na janela que será aberta, indique a camada vetorial sobre a qual o processo será executado, neste exemplo o layer MA. Em “Dissolver a partir do campo” escolha NOMEMESO.

Informe onde será salvo o arquivo, que aqui chamados de Meso. A seguir, clique em OK.

QGIS: Ferramenta Dissolver

O resultado da operação é exemplificado na imagem abaixo onde agora a camada está dividida em apenas cinco polígonos, correspondentes às mesorregiões.

Dissolver Geometrias no QGIS

Para finalizar, temos na imagem final um mapa temático no QGIS sobre os nomes de cada uma das mesorregiões.

Como Dissolver Geometrias no QGIS

O que acharam desta dica? Como referência deste tutorial você pode consultar um post publicado em no blog Luís Lopes – Geotecnologias, que tratou deste mesmo tema, usando uma versão antiga do programa.

Em um tutorial futuro vamos explorar outros métodos de executar esse mesmo recurso do QGIS.

Veja nos links abaixo outras dicas e tutoriais relacionadas com as versões mais recentes do QGIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a centenas de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades