Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Delimitação de APP em Topo de Morro com QGIS

Delimitação de APP em Topo de Morro com QGIS

Como delimitar Áreas de Preservação Permanente (APP) usando o Software QGIS? Esta é uma pergunta frequente nos emails que recebo diariamente. Recentemente foi publicado um artigo que detalha este processo com uma metodologia que está em harmonia com a legislação vigente.

APP DE TOPO DE MORRO COM QGIS

O artigo Delimitação de Áreas de Preservação Permanente em Topo de Morro Utilizando o QGIS teve como base para sua metodologia o que é disposto no Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651 de 2012).

Conforme explicado no artigo, a lei estabelece diretrizes quanto as Áreas de Preservação Permanente (APP). Contudo a identificação destas áreas é complexa visto que o código define limites diferenciados para áreas rurais consolidadas, tomando por base o cálculo do módulo fiscal de cada propriedade. Devido a isso o diagnóstico de áreas de conflito em APP é árduo, pois envolve fatores econômicos, culturais, demográficos, sociais e ambientais de cada município.

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube

A publicação explica ainda que para extração dos dados referentes as APP foram utilizados Modelos Digitais de Elevação (MDE), disponibilizados pelo INPE no Banco de Dados Geomorfométricos do Brasil (TOPODATA).

Delimitação de APP em Topo de Morro usando QGIS

Todos os procedimentos adotados utilizaram os softwares QGIS e GRASS, bem como suas vastas bibliotecas de algoritmos, sempre se baseado na publicação de Oliveira e Filho (2013), além dos critérios definidos no novo Código Florestal para delimitação das APP para os topos de morros.

Os autores do artigo detalham as 20 (vinte) etapas adotadas, desde a aquisição das imagens até a obtenção das zonas de APP. Inclusive, a partir da sequência de ações e ferramentas necessárias, foi elaborado um modelo no QGIS (Model Buider), a fim de automatizar e agilizar a execução do processo.

DOWNLOAD DO ARTIGO SOBRE TOPO DE MORRO E QGIS

Recomendamos fortemente que você faça o download do artigo na íntegra e confira todos os detalhes da técnica empregada neste trabalho.

Você pode baixar o trabalho em PDF (12 páginas) no link abaixo:




Sem dúvida, queremos elogiar e parabenizar o trabalho dos autores Silva, J.L.G.; Wegner, N.; Osman, Y.; Alves, A.R. Vocês deram uma imensa contribuição à comunidade de Geotecnologias e Meio Ambiente, em especial aos usuários do QGIS.

Como dica complementar, recomendamos a leitura das seguintes dicas já publicadas em nosso portal:

Não esqueça de deixar seu comentário sobre o conteúdo deste artigo.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades