Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como gerar Curvas de Nível com QGIS usando MDE

Extraindo curvas de nível do MDE usando o QGIS

Como extrair curvas de nível a partir de um Modelo Digital de Elevação (MDE)? Esta pergunta será respondida neste nosso tutorial de QGIS. O processo envolve uma atividade bastante comum em projetos de Geoprocessamento, pois engloba dados geográficos com grande aplicabilidade em vários ramos (gestão urbana, meio ambiente, construção civil, etc).

COMO EXTRAIR CURVAS DE NÍVEL DE MDE NO QGIS

O dado que nós vamos operar neste tutorial é um recorte de um Modelo Digital de Elevação de uma área da cidade de Porto Alegre/RS, com 1 metro de resolução espacial.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasA imagem abaixo representa uma visualização do arquivo no QGIS. Destacamos que este procedimento pode ser realizado mesmo com dados com uma resolução espacial inferior, como é o caso dos dados da missão SRTM / Topodata.

Como gerar Curvas de Nível com QGIS usando MDE

Recomendamos também, desde já, que não deixe de ler os dois tutoriais indicados abaixo que apresentam procedimentos relacionados com o que estamos estudando aqui:

Para começar, acesse o menu Raster → Extração → Contorno.

Extração de Curvas de Nível através do Menu Raster

Indique o arquivo de entrada (neste caso, MDE1m), o nome do arquivo de saída e o intervalo entre as linhas de contorno. Veja na imagem as configurações e parâmetros que utilizamos.

É importante que este intervalo entre linhas de contorno respeitem a resolução espacial do seu MDE. Caso contrário, o QGIS vai gerar o vetor das isolinhas, mas os valores de cota não serão confiáveis.

Além disso, caso não seja fornecido o nome do atributo (que por padrão é ELEV) não será incluída na tabela de atributos uma coluna com os valores da cota para cada vetor. Então, é bom ficar atento a este detalhe!

GDAL Tools: Geração de MDE usando Curvas de Nível no QGIS

Depois de clicar em OK o processamento é iniciado. Na imagem a seguir, temos o resultado de todas as curvas de nível geradas pelo software (para este exemplo, desativei a camada MDE para facilitar a visualização).

Isolinhas: Geração de MDE usando Curvas de Nível no QGIS

Por vim, aplicamos na imagem a seguir algum nível de aproximação (zoom) para melhor verificação das curvas extraídas. Observe na imagem com o valor da cota exibido como rótulos das feições.

Tutorial: Como gerar Curvas de Nível com QGIS usando MDE

O que acharam do processo? Imaginavam que era algo tão simples?

Aguardamos seus comentários sobre este tutorial e deixamos a recomendação que leia também as seguintes matérias:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades