Home
Criação e Exclusão de Tabelas com SQL

Criação e Exclusão de Tabelas com SQL

Como Criar e Excluir Tabelas de um Banco de Dados com SQL

Introdução ao SQL: Podemos dizer que a conhecer os fundamentos da linguagem Structured Query Language é fundamental para quem deseja trabalhar com banco de dados, inclusive nos casos onde temos bases com informações geográficas. Neste breve tutorial ensinarei como criar uma tabela inicial usando SQL. Depois iremos eliminá-la usando um outro comando igualmente simples.

Vale lembrar que o PostgreSQL é um robusto Sistema Gerenciador de Banco de Dados de código aberto e que poderá atender, com certeza, a demanda da grande maioria de seus projetos. Para projetos de Geoprocessamento, é necessária a instalação e utilização do módulo geográfico PostGIS.

CRIANDO UMA TABELA COM SQL

Para exemplificar, criaremos uma tabela chamada “Clima” com cinco campos (colunas). Em seu editor SQL digite:

[sourcecode language=”sql”] create table clima ( municipio varchar(50), temp_min int, — Temperatura Mínima temp_max int, –Temperatura Máxima precip real, –Precipitação data date); [/sourcecode]

Após executado o comando teremos criado nossa primeira tabela, neste caso chamada “Clima”. Agora, como fazer se por algum motivo específico tenhamos de excluí-la?

APAGANDO UMA TABELA COM SQL

Linguagem SQL

Veja no código como esse comando é fácil, fácil de executar e para causar problemas!

[sourcecode language=”sql”] drop table clima; [/sourcecode]

Como falei anteriormente este tutorial é bem básico. Esses comandos estão entre as primeiras coisas que se aprende ao estudar banco de dados. Entretanto, como algumas pessoas vez por outra me questionam sobre esse assunto, achei interessante publicar aqui.

TUTORIAIS SOBRE POSTGRESQL

Caso tenha interesse em ler mais sobre o PostgreSQL, recomendo:

Deixem seus comentários.

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Tags:

6 Comments

Leave a Comment

*

*