Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Como gerar um Polígono usando Pontos no QGIS

Tutorial de QGIS

O assunto hoje é como gerar um polígono a partir da localização de um conjunto de pontos. Essa operação também pode ser considerada uma conversão de pontos para entidade do tipo polígono. É importante destacar que esse procedimento é útil, por exemplo, para conversão de dados coletados por métodos de posicionamento via satélite.

Para baixar o pequeno conjunto de pontos utilizado neste passo a passo, clique aqui. Este tutorial também está disponível em formato de vídeo em nosso Canal no Youtube!

POINTS2ONE: CONVERTER PONTOS PARA POLÍGONOS

PASSO 1: Adicione a camada de informação ao QGIS. Usando o ícone adicionar camada vetorial (Adicionar camada vetorial) ou o atalho Ctrl+Shift+V. A imagem abaixo ilustra a visualização dos dados importados.

Pontos no QGIS

PASSO 2: Instale o plugin python Points2One. Caso você ainda não saiba como fazer esta instalação leia este tutorial que explica como executar esta ação. O ícone do complemento é este: Points2One.

https://www.youtube.com/watch?v=3RsBw2_rp6U

PASSO 3: Acesse a extensão através do ícone mostrado no passo anterior ou pelo menu Vetor → Points2One Points2One.

Veor > Points2One > Points2One

PASSO 4: Na interface seguinte, informe a camada que será considerada para geração do polígono, indique o diretório e nome do arquivo que será criado e por fim, clique em Ok.

É possível realizar esta operação com base em um campo da tabela de atributos e definir a codificação dos caracteres da tabela de atributos.

Gerar Polígono a partir de Pontos no QGIS

RESULTADO: Na imagem abaixo, ilustramos o resultado da operação. Logicamente, você pode alterar o visual da camada ao seu gosto ou necessidade.

Como gerar Polígono a partir de Pontos no QGIS

O que acharam? Alguma dúvida sobre esta operação? Espero seus comentários indicando sua opinião, sugestão ou qualquer outra contribuição.

Leia também:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades