O assunto hoje é como construir um polígono a partir da localização de um conjunto de entidades pontuais. Essa operação também pode ser considerada uma conversão de pontos para geometrias do tipo polígono. É importante destacar que esse procedimento é útil, por exemplo, para conversão de dados coletados por métodos de posicionamento via satélite. Utilizaremos para este processo o software gvSIG.
Agora iremos aprender como fazer no gvSIG. Caso queira obter os dados utilizados neste tutorial, clique aqui.
CONVERTER PONTOS PARA POLÍGONO NO GVSIG
Adicione a camada de informação ao gvSIG. A imagem abaixo ilustra a visualização dos dados importados.


Na janela que será aberta, indique a camada de origem (neste tutorial estamos operando sobre o layer pontos-de-interesse). Também será nesta janela que informaremos o nome da camada de saída e o caminho onde serão salvos os dados de saída.
Não esqueça de informar o tipo de operação a ser executada, que pode ser pontos para polígono ou linhas para polígono dependendo do tipo de geometria de seu dado de entrada. Depois, clique em Aceitar.
Na janela Pontos para polígono é possível selecionar quais feições serão processadas para formação do polígono. Caso queira que a camada inteira seja incluída na atividade, clique no ícone em destaque na imagem a seguir.

Note que nesta etapa é possível orientar o programa quanto à ordem dos pontos, evitando assim que haja sobreposição do polígono gerado. Para começar o processo, clique em Gerar.

O tempo de processamento depende do volume dos arquivos e das características de seu hardware utilizado.

Na imagem abaixo você confere o resultado do que foi ensinado neste tutorial.

- Uso do Operador LIKE no Software gvSIG
- gvSIG: Extrair Coordenadas de Pontos
- Edição Básica de Shapefiles no gvSIG
Assine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.