Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Converta Arquivos MXD em Mapfiles

Hoje nós vamos comentar um pouco sobre uma ferramenta open source que exemplifica muito bem a integração e interoperabilidade entre os softwares livres e ferramentas proprietárias para Geoprocessamento.

Conheci recentemente o aplicativo MXD2map. Este programa é um conversor de arquivos MXD (documentos de mapas nativos dos programas da família do ArcGIS) para arquivos mapfiles que são lidos pelo MapServer (MS).

CONHEÇA O APLICATIVO MXD2MAP

Explicando melhor: Podemos usar dados em um documento gerado pelo software da ESRI para configurar aspectos de uma aplicação webmapping  com programas livres, no caso o MS!

Para ilustrar, observe a imagem abaixo onde é mostrado um arquivo MXD aberto no ArcMap com diversos dados geográficos (clique para ampliar).

ArcMap

Agora observe na ilustração abaixo o que foi publicado como serviço WMS pelo MapServer após utilizar o MXD2map para converter o MXD em um Mapfile (clique para poder ampliar).

MapServer

Sim, um arquivo de projeto do ArcGIS agora pode ser rapidamente publicado na web empregando os bons e poderosos softwares livres.

DOWNLOAD DO MXD2MAP

Se interessou pela ferramenta? Então acessem o link abaixo:

A dica já foi dada. Agora fico esperando os comentários de vocês sobre o MXD2map! 🙂 Link relacionados:

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades