Home
Converta Arquivos MXD em Mapfiles

Converta Arquivos MXD em Mapfiles

Hoje nós vamos comentar um pouco sobre uma ferramenta open source que exemplifica muito bem a integração e interoperabilidade entre os softwares livres e ferramentas proprietárias para Geoprocessamento.

Conheci recentemente o aplicativo MXD2map. Este programa é um conversor de arquivos MXD (documentos de mapas nativos dos programas da família do ArcGIS) para arquivos mapfiles que são lidos pelo MapServer (MS).

CONHEÇA O APLICATIVO MXD2MAP

Explicando melhor: Podemos usar dados em um documento gerado pelo software da ESRI para configurar aspectos de uma aplicação webmapping  com programas livres, no caso o MS!

Para ilustrar, observe a imagem abaixo onde é mostrado um arquivo MXD aberto no ArcMap com diversos dados geográficos (clique para ampliar).

ArcMap

Agora observe na ilustração abaixo o que foi publicado como serviço WMS pelo MapServer após utilizar o MXD2map para converter o MXD em um Mapfile (clique para poder ampliar).

MapServer

Sim, um arquivo de projeto do ArcGIS agora pode ser rapidamente publicado na web empregando os bons e poderosos softwares livres.

DOWNLOAD DO MXD2MAP

Se interessou pela ferramenta? Então acessem o link abaixo:

A dica já foi dada. Agora fico esperando os comentários de vocês sobre o MXD2map! 🙂 Link relacionados:

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

]]>

Tags:

12 Comments

Leave a Comment

*

*