Search

+
Conversor Online para KML e GPX

KML to GPXÉ extremamente natural no decorrer do desenvolvimento de um projeto na área de Geoprocessamento que surja a necessidade de se realizar a conversão de dados geográficos. Os softwares de SIG são, em grande parte dos casos, as ferramentas utilizadas para este fim.

Mas há também aplicativos conversores de formatos comuns. Conheça agora um conversor online entre os formatos KML e GPX.

CONVERSÃO DE DADOS GEOGRÁFICOS

O tema conversão de dados geoespaciais, tanto em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) como por meio de canais online, já foi abordado em algumas das dicas publicadas aqui em nosso site e em nossos parceiros. Por exemplo, recomendamos que leia também:

 Apresentaremos nessa matéria um conversor disponível na internet e que transforma arquivos KML para o formato GPX e vice-versa.

CONVERSÃO ENTRE OS FORMATOS KML E GPX

Conversor Online para KML e GPXNão custa lembrar que o formato GPX é suportado por dispositivos GPS como os fabricados pelas empresas Garmin, TomTom, Magellan, Lowrance, Delorme e muitos mais. Já o formato KML foi criado pelo Google e é usado para exibir dados geográficos no Google Earth e Google Maps.

Vejamos agora um breve tutorial sobre sua utilização deste conversor. Para ir ao site oficial acesse: http://kml2gpx.com/

Para este exemplo vamos utilizar um arquivo KML com linhas que definem uma trilha em determinada região do mundo. Para fazer o download do dado, clique aqui.

É tudo muito simples: Há dois tipos de transformação disponíveis: KML para GPX e GPX para KML. De acordo com a imagem abaixo, em vista do tipo de dado usado neste passo à passo, escolha a primeira opção.

Selecione o arquivo a ser importado (trilhas.kml) e clique em Convert. Tudo deve ocorrer normalmente.

KML2GPX

A imagem a seguir ilustra o resultado, um arquivo de extensão GPX, sendo visualizado no software Quantum GIS (QGIS).

GPX no QGIS

Fiquem à vontade para fazer a operação inversa, ou seja gerar um novo arquivo KML a partir do GPX. É necessário fazer algumas observações sobre esse serviço oferecido pelo KML2GPX, conforme explicado em seu site oficial:

  • Os arquivos convertidos não são armazenadas no servidor de forma permanente. Eles são excluídos todos os dias, então, por isso, faça o download do arquivo resultante.
  • Seu arquivos serão armazenados apenas se você optar por fazê-lo na página de resultados da ferramenta (não encontrei link para tal espaço).
  • Não farão com que seus arquivos se tornem públicos.

Então, o que vocês acharam desta ferramenta? Conhecem algum outro conversor online? Deixem suas observações nos comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Posted in: Dicas, Geolinks, Google

Comments (8 Responses )

  1. Hugo Zerda - 06/08/2012 - 4:06 pm #

    Prezado Anderson Medeiros: vc pode ingresar no endereço (http://www.gpsvisualizer.com/convert_input), tem muitas opçoes de conversão de dados geoespaciais (GPS to…). Muito obrigado por seus excelentes artigos! Saludos desde Argentina

    • Anderson Medeiros - 07/08/2012 - 1:16 pm #

      Ótima dica Hugo. Irei indicar essa ferramenta numa postagem futura. Um abraço!

  2. MATHEUS STHAL - 30/04/2016 - 2:26 pm #

    OPA , ANDERSON , POSSO BAIXAR ESTE CONVERSOR PARA MIN CONVERTER ESTES AQUIVOS ?

    • Anderson Medeiros - 02/05/2016 - 1:31 pm #

      Oi Matheus, tudo bem?
      Eu creio que este aqui só tem versão online e não aplicativo.
      Abraço!

  3. Daniel Domingues - 25/04/2018 - 8:26 am #

    Tanto o GPS Garmin ou a TomTom estão completamente desatualisados,sendo que eles enviam atualizações a cada 3 mês. Existe algum mapa do Brasil que seja mais atual.E da pra converter pro GPS?

  4. Bianka - 14/06/2018 - 1:11 pm #

    Tenho um arquivo GPX que quero converter pra kml, so que ele tem 47 MB e nao consigo abrir em lugar nenhum, imagino por ser muito grande… tem alguma dica pra me ajudar?

  5. Adriano Silva - 05/02/2019 - 6:13 pm #

    Tenho um arquivo GPX e queria transformar ele para TXT, isto é, exportar para TXT onde ficariam apresentados somente 3 colunas, na seguinte ordem:
    latitude, longitude e cota.
    Têm como proceder para se conseguir isto.
    Muito obrigado.

  6. Ricardo Fernandes - 19/02/2019 - 5:01 pm #

    Oi Anderson
    Eu tenho necessidade de coletar dados no terreno para atualização de vias florestais. Tenho um ficheiro kml clm os varios traces de cada estrada respetiva e cada um tem um id diferente. Há alguma aplicação ou dispositivo que coloque no carro e ele me diga em tempo real que estou a precorer a eatrada com o id “X”?
    Obrigado desde já

Deixe uma resposta