Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Comparação entre Softwares de SIG e WebGIS

Comparação entre Softwares de SIG e WebGISRecentemente um interessante trabalho acadêmico realizou comparações interessantes entre alguns dos programas mais populares para aplicações em Sistemas de Informações Geográficas (gvSIG, QGIS e ArcGIS) e para criação de mapas interativos para internet (MapServer, GeoServer e ArcGIS Server). Veja alguns detalhes sobre este estudo e faça o download da publicação.

O MELHOR SOFTWARE DE GEOPROCESSAMENTO

Qual o melhor software para Sistemas de Informação Geográfica (SIG)? Qual o mais robusto programa para disponibilização de dados geográficos na internet? Estes questionamentos sempre aparecem em fóruns e listas de discussão sobre Geotecnologias. Em geral a resposta dada de forma mais coerente pode ser resumida em uma só palavra: Depende! Das aplicações desejadas e de outros fatores.

Já publiquei algumas sugestões sobre o que pode servir como norte ao escolhermos aplicativos para usar em projetos de Geoprocessamento:

COMPARAÇÃO ENTRE GVSIG, QGIS E ARCGIS

Pacote de SoftwareA publicação é escrita em inglês, e é na verdade uma dissertação de mestrado defendida em junho/2012. Tem como título Assessing the Robustness of Web Feature Services Necessary to Satisfy the Requirements of Coastal Management Applications.

O interessante é que ele faz uma comparação não apenas de características técnicas entre programas de um mesmo nicho, mas também de desempenho em vários aspectos entre aplicativos open source, entre si e com programas comerciais.

Veja abaixo um quadro resumo, extraído da página 13 da dissertação (pág. 19 do PDF) onde é feita uma breve comparação entre os programas Desktop Mapping para SIG: ArcGIS (proprietário mais comercializado no mundo e desenvolvido pela ESRI) e gvSIG e QGIS, que são softwares livres:

Comparação entre Softwares de SIG

Com certeza essas informações podem ser um bom começo nas pesquisas de quem deseja comparar estes três programas tão populares. Aproveito para indicar a leitura de alguns tutoriais recentes publicados aqui em nosso portal sobre alguns deles:

COMPARAÇÃO MAPSERVER, GEOSERVER E ARCGIS SERVER

O ArcGIS Server foi lançado há em substituição ao antigo ArcIMS e é indiscutível sua qualidade em fazer o que se deseja em publicação de mapas na web. Para mais detalhes sobre ele, recomendo que acesse e consulte:

Os softwares livres MapServer e GeoServer são os mais populares e provavelmente os mais completos nesta área. É interessante que já por um bom tempo há uma peleja salutar entre estes dois programas para webmapping.

No quadro a seguir, retirado da página 11 do trabalho (17 no PDF), você observará uma comparação inicial, básica, entre as características destes três programas. São indicados o site oficial, sistemas operacionais e tipos de dados suportados, licença de uso, entre outras informações.

Comparação entre Softwares de WebGIS

COMPARANDO SOFTWARES DE SIG E WEBGIS

Softwares de Geoprocessamento

Recomendo fortemente que faça o download desta dissertação de mestrado, tão bem elaborada por Jennifer R. Bauer. Nas mais de 40 páginas deste arquivo você encontrará quadros, gráficos e tabelas comparativas entre estes seis softwares, sob vários parâmetros e de uma forma bastante clara. Clique no link abaixo para baixar o material no formato PDF (900 KB).

  • [download id=”13″]

O que acham deste material? Conhecem algumas outras publicações que mostrem comparações relevantes entre aplicativos da área de Geotecnologias? Contribua com seus comentários e fique à vontade para divulgar esta matéria para seus contatos nas redes sociais!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades