Home
Com qual versão do PostGIS estou trabalhando?

Com qual versão do PostGIS estou trabalhando?

Como já comentei com vocês em outras ocasiões, praticamente todos os dias recebo dezenas de e-mails com dúvidas de leitores do blog que são usuários das diversas ferramentas sobre as quais costumo publicar. Algumas dúvidas dizem respeito a assuntos bem complexos, já outras estão ligadas a pequenos detalhes que, embora simples, fazem toda a diferença. A postagem de hoje, a primeira de setembro, é justamente sobre como resolver um “problema” bem simples, mas que foi assunto de uns três e-mails que recebi este mês. Então, julgando ser uma dúvida bem comum, a pergunta da vez é: Como saber com qual versão do PostGIS estou trabalhando?

Em outras palavras, o que se deseja saber neste caso é como descobrir qual a versão do PostGIS que está atualmente instalada em uma determinada máquina. Vou explicar aqui como obter a resposta via uma declaração SQL que é uma função específica do PostGIS. Vejam como é simples.

COMO SABER A VERSÃO DO POSTGIS INSTALADA

Abra o “terminal” SQL através do ícone executar consultas SQL arbritrárias ( Executar consultas SQL arbritrárias) e digite o seguinte código:

SELECT * FROM PostGis_Full_Version()

Para executar a consulta basta selecioná-la e clicar F5. Esta consulta te retorna como resposta a versão do PostGIS instalada, bem como quais as versões das bibliotecas das quais ele depende (GEOS e Proj4). Veja o resultado da operação realizada em minha máquina conforme ilustrado na imagem abaixo:

Com qual versão do PostGIS estou trabalhando?

Explicando o resultado da consulta: A versão instalada do PostGIS é a 1.5.2, a GEOS está instalada na versão 3.2.2 e a PROJ na 4.6.1.

O que acharam? Anotem ai esta dica, ela poderá ser muito útil um dia!

FUNÇÕES POSTGIS

Para conhecer a utilidade de outras funções PostGIS continue atento às postagens futuras deste blog e também consulte a versão completa da documentação do PostGIS em PDF, onde são explicadas todas as funções.

Deixem seus comentários (críticas, dúvidas, etc), por favor. Qual sua experiência com o PostgreSQL e seu módulo PostGIS?

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

4 Comments

Leave a Comment

*

*