Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Com qual versão do PostGIS estou trabalhando?

Como já comentei com vocês em outras ocasiões, praticamente todos os dias recebo dezenas de e-mails com dúvidas de leitores do blog que são usuários das diversas ferramentas sobre as quais costumo publicar. Algumas dúvidas dizem respeito a assuntos bem complexos, já outras estão ligadas a pequenos detalhes que, embora simples, fazem toda a diferença. A postagem de hoje, a primeira de setembro, é justamente sobre como resolver um “problema” bem simples, mas que foi assunto de uns três e-mails que recebi este mês. Então, julgando ser uma dúvida bem comum, a pergunta da vez é: Como saber com qual versão do PostGIS estou trabalhando?

Em outras palavras, o que se deseja saber neste caso é como descobrir qual a versão do PostGIS que está atualmente instalada em uma determinada máquina. Vou explicar aqui como obter a resposta via uma declaração SQL que é uma função específica do PostGIS. Vejam como é simples.

COMO SABER A VERSÃO DO POSTGIS INSTALADA

Abra o “terminal” SQL através do ícone executar consultas SQL arbritrárias ( Executar consultas SQL arbritrárias) e digite o seguinte código:

SELECT * FROM PostGis_Full_Version()

Para executar a consulta basta selecioná-la e clicar F5. Esta consulta te retorna como resposta a versão do PostGIS instalada, bem como quais as versões das bibliotecas das quais ele depende (GEOS e Proj4). Veja o resultado da operação realizada em minha máquina conforme ilustrado na imagem abaixo:

Com qual versão do PostGIS estou trabalhando?

Explicando o resultado da consulta: A versão instalada do PostGIS é a 1.5.2, a GEOS está instalada na versão 3.2.2 e a PROJ na 4.6.1.

O que acharam? Anotem ai esta dica, ela poderá ser muito útil um dia!

FUNÇÕES POSTGIS

Para conhecer a utilidade de outras funções PostGIS continue atento às postagens futuras deste blog e também consulte a versão completa da documentação do PostGIS em PDF, onde são explicadas todas as funções.

Deixem seus comentários (críticas, dúvidas, etc), por favor. Qual sua experiência com o PostgreSQL e seu módulo PostGIS?

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades