Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Criação Automática de Shapefiles no ArcGIS a partir de Coordenadas

Tabela ArcGISNo software ArcMap do sistema ArcGIS é possível gerar automaticamente shapefiles de geometria pontual a partir de tabelas oriundas do Microsoft Office Excel. Para isto basta que nelas contenham os valores das coordenadas latitudinais e longitudinais dos pontos de interesse. Veja a seguir como o procedimento é simples, porém eficiente e com grande aplicabilidade.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Jéssica Gerente, graduanda do 6º semestre do curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto – GeoLab/UDESC. Atua na área de Geotecnologias há menos de um ano.

TRANSFORMAR COORDENADAS EM LAYER NO ARCGIS

 1. Insira os valores das coordenadas de modo que as latitudes e longitudes fiquem especificadas em sua tabela para posterior correlação no software ArcMap. Como formato de saída, você pode escolher o padrão do Excel (“.xlsx”, por exemplo).

Tabela de Coordenadas

2. Adicione a tabela no software ArcMap, com atenção para a seleção correta da aba de sua planilha.

Adicione a tabela no software ArcMap

Seleção correta da aba de sua planilha

3. Com a planilha adicionada na “Table Of Contents“, clique com o botão direito do mouse em seu respectivo ícone e abra a opção “Add XY Data…

Com a planilha adicionada na “Table Of Contents”, clique com o botão direito do mouse em seu respectivo ícone e abra a opção “Add XY Data...”

4. Na janela “Add XY Data“, selecione os campos de sua tabela que contenham os valores X, Y e/ou Z e clique em OK.

Note que na tabela de atributos não há nenhum campo padrão do ArcGIS como “FID” ou “ObjectID“, há somente os criados no Excel, isto indica que o dado visualizado não é um shapefile.

Add XY Data

5. Caso apareça uma mensagem com a informação de que os pontos gerados serão aptos somente para visualização, clique em OK.

Mensagem com a informação de que os pontos gerados serão aptos somente para visualização

6. Será criado então um arquivo temporário (“on the fly“) de pontos que representam cada coordenada geográfica contida na tabela inserida.

Clique com o botão direito do mouse neste novo ícone gerado e selecione “Data…“, depois “Export Data…” para que os pontos sejam exportados para o formato shapefile.

Será criado então um arquivo temporário (“on the fly”)

7. Para finalizar, adicione o novo shape e perceba que agora em sua tabela de atributos existem dois novos campos (padrões do formato “.shp”) criados automaticamente. Isto indica que agora cada atributo possui uma identificação própria vinculada ao banco de dados.

Criação automática de shapefiles a partir de tabelas do Excel

Assim realizamos no ambiente do ArcGIS a criação automática de shapefiles. Este tutorial está disponível na versão PDF:

Nos links a seguir você poderá encontrar outras dicas que envolvem o uso do ArcGIS:

Este tutorial é participante do II Concurso Cultural – Tutoriais de Geoprocessamento.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades