ArcGIS – Criando Model Builder

Model BuilderÀs vezes nos deparamos com situações em que necessitamos realizar a mesma rotina de trabalho no ArcGIS, utilizando as mesmas ferramentas e seguindo os mesmos procedimentos, só que com o uso de base de dados diferentes.

Na tentativa de agilizar mais ainda esses procedimentos no software, podemos criar um modelo automatizado que realize essas funções.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

COMO UTILIZAR A FUNÇÃO MODEL BUILDER NO ARCGIS

O ArcGIS apresenta a função Model Builder que permite criar modelos (representação simplificada e gerenciável da realidade) a partir de fluxos que unem uma sequência de ferramentas necessariamente presentes no ArcToolbox e base de dados. O Model Builder permite tanto criar fluxos de rotina de trabalho quanto criar novas ferramentas.

Neste exemplo, será criado um modelo para plotar pontos de coordenadas presentes em uma tabela do Excel, exportando-os diretamente como um arquivo definitivo.

Uma das maneiras de realizar esse procedimento no ArcGIS, sem utilizar um modelo, é inserindo a tabela com os pontos > Display XY Data e exportando o arquivo para criá-lo em definitivo, uma vez que ao aplicar essa função, os pontos são plotados temporariamente. Com o Model Builder, podemos criar uma ferramenta para o ArcToolbox que permitirá realizar apenas um procedimento, agilizando assim o processo.

O primeiro passo é criar uma caixa de ferramentas (Toolbox) no ArcToolbox, para isso:

Abrir o ArcToolbox > clicar com direito na parte branca > Add Toolbox > New Toolbox. Clicar em Open e o Toolbox será inserido:

Toolbox

Clicar com direito no Toolbox > New > Model e a janela Model, para criar o modelo será aberta:

Model

O Model Builder apresenta diversos comandos com diferentes funcionalidades. Para conhecê-los e saber usá-los melhor, recomenda-se ler os tutoriais explicativos do site da ESRI.

Na janela Model em interface com a do ArcMap, localizar e arrastar as ferramentas do ArcToolbox para o Model (neste caso, as ferramentas Make XY Event Layer e Feature Class To Shapefile (multiple)).

Model Builder

É possível criar dois tipos de modelos no Model Builder: os fechados e os abertos. De maneira geral, nos fechados, o usuário já adiciona e configura ao fluxo os arquivos de entrada e saída, nos abertos, podem-se utilizar os comandos do fluxo para base de dados diferente, sendo assim, devem-se criar parâmetros, o que exige a interação do usuário para adicionar e manipular a base de dados e as ferramentas.

Os parâmetros permitem ao usuário manipular e incorporar arquivos de entrada e dão a possibilidade de executar o modelo mediante um quadro de diálogo (igual a todas as ferramentas do ArcToolbox).

É importante definir os parâmetros apenas das opções de ferramentas que o usuário queira que apareçam no quadro de diálogo. Para isso, basta clicar com direito na ferramenta (janela Model) > Make Variable > From Parameter e escolher as seguintes opções:

  • Make XY Event Layer: X e Y Field, Spatial Reference, XY Table, Layer Name.
  • Feature Class To Shapefile: Output Folder.

Pode-se renomear as ferramentas, clicando com o direito e Rename, assim, facilita na hora que a caixa de diálogos se abre.

Clicar na opção Auto Layout Auto Layoutpara a organização automática do fluxograma, e em Menu Principal > Model > Save, para salvar o modelo. Feito isso, fechar a janela Model e voltar para o ArcMap (clique na imagem para ampliar).

Salvar o modelo

No ArcMap, abrir o ArcToolbox, localizar o Toolbox criado e dar duplo clique no Model e a janela com os parâmetros definidos será aberta, basta preencher as informações com os dados a serem aplicados:

Clique no Model

Resumindo, para criar um model buider no ArcGIS temos o seguinte procedimento:

Criando Model Builder - ESRI

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

  • [download id=”50″]

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento.

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

20 respostas

  1. olá, gostaria de saber se o arcgis permite uma analise multi temporal da mesma área, onde posso evidenciar, imagens de 3 anos ou 4 anos, mostrando o uso e ocupação do solo, mas, na hora de gerar as cartas imagens, um único layout com as 3 ou 4 cartas imagens em folhas diferentes.
    OBS: algo semelhante que o QGIS faz com o algoritmo geração de atlas.

  2. Ótimo material, estou com um problema, estou trabalhando com o Model Builder com uma quantidade grande de dados, como eu faço para alguns resultados não serem adicionados na Table of Contents? Ou seja eles vão ser feitos e salvos numa pasta, mas não seriam adicionados no arquivo de trabalho.

    1. Em todo arquivo de saída dos dados, clicando com o botão direito tem uma opção “add to Display” se ela estiver marcada o arquivo será carregado no “table of contents” após ser processado.

  3. Tenho uma duvida sobre Model Builder, se você puder me ajudar ja agradeço.
    Criei uma ferramenta com o Model Builder, para automatizar a execução de um .mxd. Isso é um projeto da Universidade. Quando faço os teste com o Modelo aberto(em “Run Entire Model”) a ferrramenta funciona, mas quando dou dois cliques nela(na lista de ferramentas), ela gera todos os arquivos, mas não abre os mapas automaticamente. Como estou ha alguns dias fazendo isso, talvez não consiga perceber o erro. Alguém tem alguma idéia do que possa ser? Não sei se fui clara o suficiente explicando o problema. Grata desde ja.

  4. Gostaria de fazer o curso de geoprocessamento online, de preferência grátis.

  5. Vanessa e Anderson, Bom dia. Parabéns pela iniciativa, o Model Biulder tem a capacidade de otimizar processos em sequencia, sem duvidas é um ferramenta muito preciosa do ArcGIS.

    Quanto ao tutorial tenho uma observação. A pagina 3 surge com um figura, lá já aparecem as conexões das ferramentas, com o Layout já ajustado de forma automática. Mas, não aparece nenhum menção que esclareça como as conexões foram feitas.

  6. Caro Anderson e usuários deste site.
    Gostaria de expor a seguinte questão:

    Tenho uma serie temporal de imagens (cerca de 230 imagens) e gostaria de fazer o recorte da área de interesse (mask) no ArcGIS.. Tem como fazer isso automaticamente usando o modelbuilder? isso para evitar o trabalho de fazer manualmente uma a uma. Se a resposta for sim, quais são os passos?

    Atenciosamente.
    Lucrencio

    1. Lucrencio

      Terá que criar uma sequência de comandos no Model Builder que depois são executados todos de uma vez. Ver imagem de exemplo http://imageshack.com/a/img838/5984/1nj8.jpg

      Também pode definir o dataset relativo no input e no output. Na opção model parameter. Veja exemplo aqui http://gis.stackexchange.com/questions/43143/how-to-create-a-generic-tool-with-modelbuilder-in-arcgis

      E por fim o nome dos arquivos de saida podem ser sequenciais basta adicionar no fim do nome do arquivo de output os caracteres(sem aspas)
      ” _%n% ” isto vai gerar um arquivo como por exemplo raster_n1.tif raster_n2.tif e por ai vai.

      Espero ter ajudado

  7. EXCELENTE MATERIAL ANDERSON E AOS DEMAIS COLABORADORES. Grata

  8. Tutorial excelente. Esse assunto é raramente mencionado nos blogs. O Construtor de Modelos (Model Builder) é umm recurso que, sem sombra alguma de dúvida, aumenta a produtividade durante as análises espaciais no ArcGIS.

    Como sempre, parabéns Anderson Medeiros!

    1. Agradeço o comentário Jorge. O mérito dessa vez é todo da Vanessa! 🙂
      Realmente ela foi muito feliz no tema escolhido para este tutorial.
      Abraço forte.

      1. Jorge, realmente encontramos pouco material em português sobre Model Builder, e ele é uma ferramenta muito boa para agilizar rotinas.

        Valeu Anderson =)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: