Share on facebook
Facebook 0
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn 0

Conhecendo Comandos Básicos do Sistema Estatístico R

Após a publicação da primeira postagem sobre o sistema R e suas aplicações para o Geoprocessamento, recebi alguns pedidos de mais informações sobre o programa. Então decidi dar sequência a uma breve série de postagens sobre o R. Nesta matéria vou abordar alguns aspectos que não foram mencionados na primeira parte da postagem, indicar mais um bom material para download sobre o programa e apresentar uma pequena coletânea dos comandos básicos a ser utilizados no R.

A ORIGEM DO NOME DO SISTEMA R

Uma curiosidade interessante é a razão do nome do software. Por que simplesmente R?

Conforme explicado no próprio site oficial do R, anteriormente ao sistema R, havia sido desenvolvido nos Laboratórios Bell, por  John Chambers e outros profissionais uma linguagem e ambiente para computação estatística e gráfica chamado S.

Já deu pra ter uma idéa da razão do nome do R? Como o R possui boa parte de seu código fonte inalterado em relação ao S, achou-se interessante que ele tivesse esta denominação.

DOWNLOAD DO SISTEMA R E DOCUMENTAÇÃO

Você pode fazer a partir da página oficial, especificamente na seção deste link. Escolha um dos países mencionados, indique se sua máquina é de 32 ou 64 bits e então faça o download necessário.

Pesquisando um pouco mais sobre materiais em português sobre o sistema R, encontrei um muito bom e completo de autoria de Mauro C. M. Campos. Você poderá baixar o arquivo clicando aqui.

Logo ao iniciar o R você perceberá que ele funciona basicamente por linhas de comando, quase não há ícones em sua “interface gráfica”. A figura abaixo mostra a tela inicial quando se executa o programa.

O Sistema R e suas Aplicações no Geoprocessamento

COMANDOS BÁSICOS DO SISTEMA R

Baseado no material do Mauro Campos, fiz uma seleção de alguns dos comandos básicos. As palavras que aparecem em azul, devem ser substituidas pelo comando ou nome específico.

Ajuda do R

help(comando)– Ajuda rápida sobre um comando help.start() – Inicia a ajuda no browser help(package=nome_pacote) – Ajuda sobre um pacote

Carregando Dados e Bibliotecas

Pacotes e bibliotecas no R são a mesma coisa. Note que os dois primeiros comandos abaixo têm a mesma função.

require(nome_pacote) – Carregar um pacote library (nome_pacote) – Carregar um pacote data(nome_dos_dados) – Carregar um conjunto de dados

Entradas e Saídas

source(“arquivo“) – Roda os comandos de um arquivo read.table(“arquivo“) – Lê os comandos de um arquivo scan(“arquivo“)– Lê um arquivo como vetor write(object,”arquivo“) – Grava um objeto do R em um arquivo write.table(data.frame,”arquivo“) – Grava uma tabela em um arquivo

Trabalhando com Objetos e Variáveis

ls() – Lista todos objetos disponíveis rm(object) – Remove um objeto remove(list=ls()) – Remove TODOS os objetos dimnames(matrix)– Nomes das dimensões de uma matriz length(nome_vetor) – Comprimento de determinado vetor

Algumas Operações Aritméticas

^, ** – Potência /,+,-,* – Divisão, adição, subtração,multiplicação sqrt – Raiz quadrada abs – Valor absoluto (positivo)

Algumas Funções Matemáticas

sin cos tan – Funções trigonométricas asin acos atan – Funções trigonométricas inversas sinh cosh tanh – Funções hiperbólicas asinh acosh atanh – Funções hiperbólicas inversas exp log – Exponencial e logarítmo natural log10 – Logarítmo base 10

Estatísticas

max() – Máximo min() – Mínimo mean() – Média median() – Mediana sum() – Soma summary(data.frame) – Resumo das Estatísticas rank() – Posição sort() – Ordenação

Eu sei que provavelmente algumas das coisas descritas acima podem soar um tanto confusas. O R é um sistema estatatístico bastante complexo. Em postagens futuras vou explicar com mais detalhes sobre os conceitos ligados ao R, tais como “data.frames” e mostrar exemplos mais práticos de sua aplicação no ramo da Geoinformação.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a centenas de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades