Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

ArcGIS: Função Clip Options do Data Frame

CLIP ArcGISTutorial de Geoprocessamento com ArcGIS: A função Clip Options encontra-se nas propriedades do Data Frame e permite ao usuário recortar todas as layers com base em uma layer que abranja a área desejável. Esse clip é diferente do Clip/ExtractByMask do ArcToolBox, pois estes constituem a aplicação de uma ferramenta que cria um novo arquivo de saída. Vamos juntos aprender como explorar esta funcionalidade bastante prática em ambiente SIG.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

OPERAÇÃO CLIP COM ARCGIS

O Clip Options cria um recorte momentâneo das layers, uma espécie de máscara, que pode ser alterado a qualquer momento, sem criar shapefiles novos.

No exemplo a seguir, tem-se um layer de hipsometria que extrapola a área da bacia hidrográfica.

Layer de hipsometria que extrapola a área da bacia hidrográfica

Para utilizar a função Clip Options, clique nas propriedades do Data Frame e acesse a aba Data Frame. Depois siga pelo caminho:

  • Options > Clip to Shape > Specify Shape > Outline of Features

Selecione o shapefile de referência, neste caso o limite da bacia hidrográfica e escolha a opção Features All, aplique o Clip para todos os layers do Data Frame.

Data Frame

Clip Options > Border

Caso o usuário queira uma borda para a área de referência utilize o caminho Clip Options > Border, pois esse Clip pode cortar parte do limite da área selecionada.

Cursos Online de AutoCAD 2D e 3D

Na imagem abaixo você confere uma ilustração do resultado do Clip:

ArcGIS: Função Clip Options do Data Frame

No fluxograma abaixo você pode observar um resumo do processo apresentado neste tutorial.

ArcGIS: Função Clip Options do Data Frame (Fluxograma)

Gostaria de ter uma versão portátil deste tutorial? Baixe o arquivo PDF utilizando o link abaixo:

  • [download id=”63″]

Leia também os seguintes posts relacionados com o ArcGIS:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades