Operações Espaciais no Kosmo GIS: Dissolve

Este tutorial faz parte de uma série sobre as operações espaciais no Kosmo GIS. A versão do programa é a 2.0.1 e abordaremos o uso da função conhecida como dissolve ou agregação, como é denominada em outros softwares.

Esta funcionalidade, em geral, é utilizada quando desejamos simplificar um dado geográfico ou criar um novo, através de uma junção de feições, com base em alguma informação (coluna) da tabela de atributos.

FUNÇÃO DISSOLVE – EXEMPLO PRÁTICO

Neste tutorial vamos aplicar a função dissolve num arquivo shapefile com a divisão municipal da Paraíba. A ideia é unir os polígonos (cidades) que pertençam a uma mesma mesorregião.

Municipios da Paraíba

Primeiramente, verifique se o Assistente para operações de Geoprocessamento está disponível no menu Ferramentas de acordo com a figura a seguir.

Assistente para operações de Geoprocessamento

Caso não esteja habilitado acesse o menu Arquivo > Gestor de Extensões… conforme exemplificado na imagem abaixo.

Gestor de Extensões

Selecione a opção correspondente destacada na próxima imagem. Note que é possível estabelecer esta extensão padrão. Isso significa que não seria mais necessário ter que a habilitar novamente em cada nova utilização do programa. Há também a opção de habilitar de forma permanente a todas as demais extensões (plugins) disponíveis.

Extensões

Confirme se a função habilitada acessando o menu mostrado anteriormente. Após a confirmação execute os passos descritos a seguir.

1° Passo: Carregue a camada com a divisão municipal (link para download no final deste tutorial). O mapa deve estar visível.
2° Passo: Estando habilitado o assistente para operações de Geoprocessamento, acesse-o. Será aberta a janela a seguir.

Note que o próprio programa reconhece que para a situação atual em seu ambiente, ou seja, uma única camada de informação, apenas duas das operações espaciais oferecidas pelo Kosmo SIG estão disponíveis: Dissolve e Área de Influência, também conhecido com buffer (este último já tratado em outro tutorial).

Escolha a opção dissolve e clique para avançar ao passo seguinte.

Função Dissolve

3° Passo: Na nova interface, forneça os parâmetros necessários para realização da operação: Camada sobre a qual será aplicada a função (Municípios), nome do campo (coluna) da tabela de atributos que contém a informação sobre a mesorregião, neste exemplo, Nome_Meso e o local onde será salvo o novo dado no formato shapefile.

Dissolver

Após clicar em finalizar será gerado a nova camada de informação como a mostrada abaixo.

Dissolve

Pronto! Aprendemos como utilizar a função dissolve no software Kosmo GIS.

Para fazer o download do tutorial elaborado por mim sobre como realizar o processo no Kosmo, utilize o link abaixo.

    • [download id=”32″]

Não deixe de conferir os demais tutoriais elaborados sobre o uso da ferramenta dissolve nos softwares livres. Ah! E o que você acha de preparar um tutorial mostrando como fazer esta operação em outros programas open source como o Spring, por exemplo?

O tutorial de hoje é fruto de uma conversa geográfica entre o Luís Lopes (@geoluislopes), Eliazer Kosciuk (@eliazerk), Luís Sadeck (@sadeckgeo) e eu, Anderson Medeiros (@ClickGeo), via Twitter. Como vocês devem ter ficado sabendo, o Luís Lopes iniciou uma série de tutoriais no seu blog com o tema “Quebrando Tabus” onde ele mostra que os softwares livres realizam as mesmas tarefas que os softwares proprietários e com a mesma qualidade. No começo da série ele demonstrou como empregar a ferramenta dissolve no Quantum GIS.

Partindo da ideia dele, nós quatro decidimos ensinar como realizar o mesmo procedimento em outros softwares livres para SIG. Então, por enquanto, já foram elaborados os tutoriais para o QGIS, gvSIG, TerraView e agora preparei para o Kosmo GIS (links no final desta postagem).

O que acharam da iniciativa do Luís Lopes? Eu achei genial! Deixem seus comentários sobre estes tutoriais!

Compartilhe nas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Anderson Medeiros

Anderson Medeiros

Graduado em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É o autor do site https://clickgeo.com.br que publica regularmente, desde 2008, artigos dicas e tutoriais sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações.
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do ano no setor de Geotecnologias. Atua na área de Geoprocessamento desde 2005.

Artigos relacionados

5 respostas

  1. Ótima a iniciativa de vocês. Parabéns Anderson e demais que estão tendo todo este trabalho em benefício da comunidade de Geo em português. Para mim, vocês são o máximo.
    Continuem com o grã trabalho.

    1. Realmente Rute a ideia destes tutoriais em série foi uma grande luz na mente do Luís Lopes e que merece ser bem apoiada por todos nós que trabalhamos na área. Obrigado por seu comentário e elogio.
      Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Inscreva-se
Receba nossa Newsletter por E-mail

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Siga nosso Instagram @clickgeo.cursos e nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo do Geoprocessamento e Produção de Mapas!

Sobre Anderson Medeiros

Ele já foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Temas
Temas:
Arquivos
Arquivos: