Home
2 Artigos sobre Geotecnologias na Gestão Informatizada de Cemitérios

2 Artigos sobre Geotecnologias na Gestão Informatizada de Cemitérios

Existe Geoprocessamento após a morte? Em outras palavras: Existe a possibilidade de aplicar o Geoprocessamento e suas tecnologias para melhor gestão de cemitérios? Sim, sem dúvida. Neste conteúdo indicamos dois trabalhos publicados há algum tempo sobre isso.

GEOPROCESSAMENTO E CEMITÉRIOS

Geotecnologias na Informatização de Cemitérios

Nos links a seguir você pode baixar a versão em PDF dos dois artigos:

O trabalho desenvolvido visa solucionar problemas da gestão de cemitários utilizando técnicas de Geoprocessamento. Assim, através de levantamento de campo e utilização de software de SIG, elaborou-se uma aplicação com vistas à melhoria da administração do cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, em João Pessoa-PB.

A completa informatização da administração do cemitério proporcionará a execução de serviços de forma rápida e eficiente. O chamado SIGTÉRIO, tende a ser uma ferramenta organizada e segura para o manuseio das informações relativas à administração de cemitérios.

A metodologia exposta contribuiu para a construção do olhar interdisciplinar, fundamental para a investigação então proposta, a qual priorizou o levantamento quantitativo e qualitativo dos elementos materiais e simbólicos.

Logicamente, os programas empregado na pesquisa podem ser utilizados para o processamento dos dados de qualquer necrópole (cemitério), desde que satisfeitas as condições mínimas de coleta, como explicado pela autora.

Reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

Leave a Comment

*

*