Share on facebook
Facebook 0
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn 0

ArcGIS: Como Converter Arquivos DWG para KML

ArcGIS: Como Converter Arquivos DWG para KML

A conversão entre formatos de dados geográficos é uma tarefa muito comum. Como muitas bases cartográficas são construídas a partir dados gerados em programas de CAD. Neste tutorial vamos aprender como executar esta operação dentro do ArcGIS.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Amarildo Rosa de Oliveira Junior, natural de Goiânia-GO. Tecnólogo em Geoprocessamento pelo IFG – Instituto Federal de Goiás (2014). Tem experiência em Cadastro Técnico Urbano e Rural, elaboração de mapas em gerais, Agricultura de Precisão. Já participou da Pesquisa Científica para TRANSPETRO (Transformação de Coordenadas – TPS) com professores renomados internacionalmente na área de Geotecnologias.

TUTORIAL DE CONVERSÃO DE DADOS NO ARCGIS

Iremos destacar neste tutorial como abrir um arquivo DWG no ArcGIS e transformar este arquivo em SHP para ser possível transforma-lo em KML.

Iniciaremos adicionando o arquivo DWG no ArcGIS (costumo utilizar arquivos salvos na versão 2004).

Arquivo DWG no ArcGIS

Para converter o arquivo DWG para Shapefile, clique com o botão direito do mouse sobre lotes.dwg Polygon e acesse:

  • Data → Export Data…

ArcGIS: Como Converter Arquivos

Destaquei a opção the data frame. Caso queira exportar um shapefile com atributos(tabelas) para ser usado no próprio ArcGIS deve-se utilizar esta opção, no nosso poderia utilizar a opção this layer’s source data pois iremos exportar este arquivo para KML e tanto faz estar com atributos ou não.

Dando continuidade, em Output shapefile or feature class selecione a pasta aonde deseja salvar o arquivo e clique em Ok.

Converter Arquivos DWG para KML

Aparecerá uma janela do ArcMap perguntando se deseja que o arquivo exportado seja adicionado no layer que estamos que estamos utilizando, clique em SIM.

ArcGIS - Confirmação da Exportação

Agora que já temos o arquivo em shapefile abra o ArcToolbox para definir a projeção do arquivo e depois exportá-lo para Kml. Acesse o caminho:

  • Data → Data Management Tools → Projections and Transformations → Define Projection

Como Converter Arquivos DWG para KML

Na Janela “Define Projection” em Input Dataset or Feature Class selecione o shapefile que deseja definir a projeção, em Coordinate System escolha a projeção de sua preferência e clique em Ok.

ArcGIS: Como Converter Arquivos DWG

Para converter o arquivo para KML, acesse no ArcToolbox:

  • Conversion Tools → To KML → Layer To KML

Na Janela Layer To KML em Layer selecione o shapefile a ser convertido, em Output File busque a pasta que deseja salvar o arquivo, em Layer Output Scale digite 1 e clique em Ok.

Conversão de Dados no ArcGIS

Tutorial de ArcGIS: Como Converter Arquivos DWG para KML

Pronto o arquivo foi convertido. Abra a pasta aonde salvou o arquivo KMZ e o execute.

Fazer a Conversão de DWG para KML no ArcGIS

Lembrando que existem programas que fazem esta conversão, mas resolvi apresentar este método que é bem simples de se fazer. Espero que tenham gostado.

Outras dicas sobre ArcGIS e Google Earth:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a centenas de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades