Share on facebook
Facebook 0
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn 0

Como Georreferenciar Imagens sem GRID no ArcGIS

ESRI - ArcGIS - GeorreferenciarUma interessante dica sobre utilização do software ArcGIS: Muitas vezes precisamos trabalhar com uma imagem, ou mapa, que não estão georreferenciados e não apresentam a grade de coordenadas para servir como referência para o procedimento de georreferenciamento. Quando isso acontece, existem algumas possibilidades para solucionar esse problema. Uma delas é ter um shapefile da área da imagem, ou alguma outra base, georreferenciado para servir como referência.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Vanessa Cecília Benavides Silva, natural de Santiago/Veráguas Panamá. Possui graduação em Geografia e Análise Ambiental (2011) e especialização em Gestão Ambiental e Geoprocessamento (2012), ambos pelo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Atualmente é Analista GIS e ministra cursos GIS. Tem experiência na área de Análise Ambiental e de Geoprocessamento, na elaboração de mapas em geral e de base de dados para projetos diversos e monitoria de SIG no UniBH.

No exemplo a seguir, será utilizado o shapefile do Zoneamento do município de Belo Horizonte, que mostra os quarteirões, para georreferenciar uma imagem do Google Earth correspondente a um trecho do município.

GEORREFERENCIAR UMA IMAGEM SEM GRADE DE COORDENADAS

Insira  o shapefile de referência e depois inserir a imagem não georreferenciada (lembrando que o shapefile deve ser inserido primeiro para que o Data Frame adquira o mesmo sistema de coordenadas).

Shapefile de Referência

Imagem do Google Earth

Habilite a barra de ferramentas Georeferencing: View > Toolbars > Georeferencing; selecionar a imagem na Table Of Contents:

Table Of Contents ArcGIS

Aproxime a imagem sem referência ao shapefile com referência: Georeferencing > Fit to Display:

Georeferencing - Fit to Display

ArcGIS: Georeferencing - Fit to Display

Utilize zoom para aproximar uma área conhecida, ou algum ponto de referência que se tenha/saiba (esquina, rio, rua, casa, ponto…), e repetir o procedimento de Georeferencing > Fit to Display:

Georeferencing

Para começar o procedimento de georreferenciamento, aproximar ao máximo os pontos da imagem com o shapefile, clicar na opção Add Control Points  da barra de ferramentas Georreferencing dar clique em um ponto na imagem e arrastar o mouse até o mesmo ponto no shapefile e clicar.

Repetir o procedimento até se conseguir maiores aproximações, lembrando-se de sempre conferir o erro residual na tabela em View link table.

Resultado do Georreferenciamento

Salve a imagem georreferenciada com o Update Georeferencing ou Rectify.

Em resumo, o processo segue o seguinte fluxograma:

Fluxograma para Georreferenciar Imagens Sem GRID no ArcGIS

O que acharam deste material? Deixem seus comentários e façam o download da versão em PDF, disponível no link abaixo:

  • [download id=”54″]

Este tutorial é participante do Concurso Cultural de Tutoriais sobre Softwares de Geoprocessamento. Leia em complemento a este tutorial:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a centenas de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades