Search

+
Apostila de Geoprocessamento do ICMBio
Apostila de Geoprocessamento do ICMBio

Nunca é demais termos acesso a materiais de qualidade sobre conceitos e aplicações práticas do Geoprocessamento. Nesta matéria vamos indicar uma apostila gratuita que foi elaborada por parte da equipe do Instituto Chico Mendes (ICMBio). O conteúdo da publicação fornece uma boa introdução ao ArcGIS e gvSIG.

APOSTILA DE CURSO DE GEOPROCESSAMENTO

O ICMBio disponibilizou para download, já há algum tempo, o material instrucional de um curso ministrado de introdução ao Geoprocessamento. O conteúdo abrange vários aspectos das Geotecnologias.

Os autores da publicação são Christian Berlinck, Guilherme Santos Júnior, Leonardo Figueiredo, Patrícia Rizzi, Ricardo Brochado, Mariana Fava Cheade, Adriana Rodrigues de Azevedo e Sheila Rancura. A apostila é de novembro de 2010.

Apostila de Geoprocessamento do ICMBio

Entre os itens apresentados no sumário da apostila estão: Cartografia, conceitos em SIG e Sensoriamento Remoto, Infraestrutura de Dados Espaciais, apresentando o ArcGIS, análise espacial, Google Earth, Noções de gvSIG.

DOWNLOAD DA APOSTILA DO ICMBIO

A apostila tem um total de mais de 130 páginas. Para obter sua cópia deste arquivo, clique no link abaixo:

São apresentadas explicações sobre edições de vetores, manipulação de dados alfanuméricos, geração de layout para impressão e muito mais.

Nos links a seguir você encontra outros materiais conceituais e para aplicações das Geotecnologias, todos gratuitos para download.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Posted in: Análise Espacial, ArcGIS, Artigos em Destaque, Conceitos, Dicas, Dicas de Leitura, Downloads, Geoprocessamento, Geotecnologias, gvSIG, SIG, Softwares Diversos

Comments (One Response )

  1. Marcos Paulo - 19/04/2018 - 6:18 pm #

    Muito bacana, Anderson!
    Parabéns pelo trabalho e pela postura de disseminar a ciência como instrumento de transformação social.
    Somos um grupo de estudantes e líderes sociais da cidade de São Sebastião/DF.
    Estamos buscando juntos, novas formas de monitorar nossas paisagens naturais no bioma Cerrado, principalmente aquelas que foram tomadas pela urbanização.
    Estou aqui na sua página colhendo o máximo possível de informações para construirmos nossos relatórios e aprendermos um pouco mais acerca do mundo incrível que é o Geoprocessamento.
    Abraços, meu caro!
    Sucesso!

Deixe uma resposta