Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Apostila de ArcGIS para Projetos Ambientais

Apostila de ArcGIS para Projetos Ambientais

Um dos nichos de aplicação do Geoprocessamento que vem sempre recebendo destaque é do Meio Ambiente. Hoje iremos indicar o download de uma apostila sobre Geotecnologias para Projetos Ambientais. Embora o software em destaque seja o ArcGIS, as metodologias apresentadas podem ser reproduzidas para outros programas de SIG.

APOSTILA DE SIG PARA FAUNA E FLORA

A apostila que iremos descrever e disponibilizar nesta matéria tem o título Geoprocessamento para Projetos Ambientais. Ela foi elaborada como material didático da disciplina de SIG aplicado ao Manejo e Conservação da Fauna e da Flora.

O professor autor do material é Fabiano Luiz Neris, que pelo menos na época da publicação da apostila (2011), trabalhava no programa de Pós Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Apostila de ArcGIS para Projetos Ambientais

A apostila está organizada em duas partes. Na primeira são apresentados conceitos fundamentais em Geoprocessamento. Na segunda etapa são explicados os passos para o desenvolvimento de uma aplicação de Sistemas de Informações Geográficas.

Alguns tópicos da primeira parte do material são: Cartografia para Geoprocessamento, banco de dados, estruturas de representação e fontes de dados em Geoprocessamento.

Na parte prática encontramos, entre vários outros, os seguintes itens: Modelagem de Dados Geográficos, análise visual, correção geométrica de imagens, fotointerpretação e vetorização da cobertura do solo, criação de topologias, inserção de códigos geográficos e análise tridimensional do terreno.

DOWNLOAD DE APOSTILA DE SIG E ECOLOGIA

No total, a apostila, em seu formato PDF, tem quase 100 páginas. Para fazer o download deste interessante material, basta clicar no link abaixo:

Aguardamos seus comentários sobre este material gratuito, com destaque para práticas no ambiente ArcGIS.

Aproveite para ler também as seguintes matérias relacionadas com a dica que acabamos de dar:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades