Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Aplicativos GIS para Android

Aplicativos GIS for AndroidO uso de dispositivos móveis, como smarthphones tem crescido de forma exponencial. Num ritmo também empolgante cresce o uso do sistema operacional (SO) do Google para este tipo de aparelho, Android.

Conheça alguns dos aplicativos para Geoprocessamento disponíveis para este tipo de equipamento e SO tão utilizados ao redor do mundo.

APLICATIVOS PARA ANDROID

A coletânea abaixo inclui apenas algumas das muitas opções existentes em programas para o SO Android. Clique nos nomes dos aplicativos para acessar mais informações. Não deixe de verificar os termos da licença de cada um deles.

No fim dessa matéria você encontrará um link para uma lista complementar dessas ferramentas aqui citadas.

1. AUTOCAD WS

AutoCAD WSÉ uma aplicação CAD que fornece liberdade e flexibilidade para visualizar, editar e compartilhar arquivos DWG ™ e DWF ™ no telefone e Tablet com SO Android. Inclusive já publiquei uma dica sobre o uso desse serviço, em modo online.

2. ARCGIS

ArcGIS for AndroidEste aplicativo permite acessar o conteúdo (mapas, por exemplo) disponibilizado pela comunidade ArcGIS Online. Ele serve como um gateway móvel dentro do sistema comercial para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) ArcGIS, fornecendo ainda aos usuários uma forma muito intuitiva para consultar camadas de mapas e dados.

O aplicativo também poderá ser empregado na edição de dados durante a coleta em campo e realização de inspeções, entre muitas outras funcionalidades.

3. ORUXMAPS

OruxMapsO OruxMaps é um visualizador de mapas com funções de gravar rotas com GPS, trabalhando com os formatos GPX e KML. Em modo online possui certa integração com serviços tais como o OpenStreetMap, Google Maps, entre outros. Também é uma interessante opção para conversão de dados geográficos. Uma matéria que você pode ler e achar útil antes de começar a usar o OruxMaps é:

4. GVSIG MINI

gvSIG Mini MapsLevando a marca de qualidade gvSIG, este visualizador de mapas permite que você descarregue seus mapas e navegue sobre eles posteriormente, mesmo sem uma conexão com a internet. Oferece suporte a serviços WMS e a capacidade do cálculo de rotas.

Para obter mais detalhes do que o gvSIG Mini é capaz de fazer, acesse:

5. GOOGLE MAPS

Google Maps for AndroidA versão mais recente do Google Maps para Android oferece mapas detalhados com prédios em 3D, navegação por GPS guiada por voz, orientação para motoristas, informações sobre trânsito, para ciclistas e pedestres, informações em tempo real para fugir dos congestionamentos.

6. QUANTUM GIS (QGIS)

QGISLançado recentemente, boa parte das funções estão operando corretamente, mas ainda existem algumas restrições, conforme indica Marco Bernasocchi, coordenador do processo de migração do QGIS para Android.

Algumas das ferramentas já implementadas incluem as de manipulação de arquivos do tipo shapefile com atributos numéricos, PostGIS (no SSL), WMS, alguns complementos escritos em C++, entre outras.

GEOTECNOLOGIAS E DISPOSITIVOS MÓVEIS

Androids

Esta méia dúzia de aplicativos acima listados não são as únicas opções disponíveis. A lista só faz aumentar, em número e em qualidade. Há ainda, por exemplo, o GPS Essentials, Compass, GPS Compass, CoordTransform, A4Hike, MyTracks e o Telêmetro.

Para obter mais informações sobre esses programas, recomendo que leia e visite os links disponíveis na postagem publicada em espanhol no blog de Franz, e que serviu como referência base para essa nossa matéria.

Quero ao Franz Pucha Cofrep parabenizar por ter publicado a lista original.

Acesse agora mesmo e grave em seus favoritos:

 Cursos 24 Horas - Cursos Online com Certificado entregue em CasaCursos 24 HorasCursos Online com Certificado entregue em Casa

Também é significativo que vocês leiam a dica publicada pelo Esdras Andrade, sobre o site AndroGeoid: Achei muito interessante esse material. E vocês? O que acham de deixar seus comentários?

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

]]>

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Receba novidades

Junte-se a milhares de pessoas que recebem em primeira mão todas as novidades